Como funciona uma Central Eléctrica?

Como funciona uma Central Eólica?

A energia gerada por uma turbina depende do diâmetro das suas pás e da velocidade do vento. Por esta razão, as turbinas são montadas sobre torres de até 100 metros de altura para maximizar a exposição ao vento e localizam-se em picos e linhas costeiras expostos. As primeiras turbinas modernas de alta eficiência e produzidas em massa apareceram na Dinamarca no início dos anos 80. Os engenheiros têm conseguido melhorias substanciais na quantidade de energia produzida e na fiabilidade, mas o design das turbinas usadas actualmente é muito semelhante aos primeiros modelos.

 

As turbinas eólicas são instaladas numa zona de ventos fortes e regulares (é importante que os ventos não sofram turbulências nem estejam sujeitos a fenómenos climáticos como tufões). A energia cinética do vento faz rodar as pás aerodinâmicas das turbinas eólicas. Este movimento de rotação faz rodar um gerador eléctrico através de um conjunto de engrenagens. É então produzida a electricidade, que passa por um transformador de modo a regularizar a sua tensão eléctrica e é de seguida lançada para a rede eléctrica através de linhas de alta tensão.

O corpo formado por pás, engrenagens e gerador pode rodar de forma a ficar de frente para o vento, o que lhe permite funcionar com o máximo de eficiência possível.