Como funciona uma Central Eléctrica?

Introdução

A energia é um dos mais importantes recursos do nosso planeta.

 

«Energia» é um conceito vago. A energia não pode ser vista nem tem uma forma física. Só conseguimos saber que ela existe porque detectamos os seus efeitos. Os cientistas definem energia como a a capacidade para realizar trabalho para mover algo contra uma força oposta.

 

É fácil ver que um taco de golfe ao balançar tem energia, porque tem capacidade para mover a bola pelo percurso pretendido. A este tipo de energia associada ao movimento dá-se o nome de energia cinética.

 

Outra forma de energia é a energia potencial: a água retida numa barragem não se move, no entanto, tem potencial para realizar trabalho assim que é libertada.

 

Um princípio físico básico é a Primeira Lei da Termodinâmica, que diz que a energia não pode ser criada nem destruída. Quando dizemos "gera" ou "utiliza" energia, só estamos realmente a converter uma forma de energia noutra. Por exemplo, podemos dizer que uma lâmpada gasta energia eléctrica, mas na realidade o que acontece é que a lâmpada converte a energia eléctrica em energia luminosa (luz) e térmica (calor).

 

 

A raça humana necessita, cada vez mais, de energia. A energia é utilizada actualmente em quase todas as nossas actividades. Utilizamo-la para iluminar as nossas cidades, abastecer os nossos veículos, aquecer as nossas casas, cozinhar a nossa comida, ouvir música, etc. Mundialmente, a procura de energia triplicou desde 1950, ao ponto de hoje usarmos o equivalente a 10000 milhões de toneladas de petróleo por ano. De acordo com o Conselho Mundial de Energia, o consumo de energia subirá 50% até 2020.

 

Existem dois tipos de energia, relativamente às características da sua fonte: as renováveis (proveniente de recursos naturalmente reabastecidos) e as não-renováveis (as que provêm de fontes que não se renovam e que podem acabar por gastar-se). Relativamente à sua origem, existem vários tipos de energia.

 

Energias Renováveis

 Painel Fotovoltaico 

 

 

Energia Solar: Transformação da radiação solar em energia eléctrica.

 

 

 

 

 

  

 

 

 

Energia Eólica: Aproveitamento da energia do vento para produzir electricidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia das Marés: Transformação da energia das correntes marítimas em energia eléctrica. Actualmente, é um processo em fase experimental, e não é comum.

 

 

 

 

 

  

 

Energia Hídrica: A energia hídrica é obtida em centrais hidroeléctricas ou barragens, através do aproveitamento das diferenças do caudal dos rios.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Energia Geotérmica: A energia geotérmica tem origem no calor da desintegração de elementos radioactivos presentes nas camadas mais profundas do planeta (actividade térmica do interior da Terra).

 

 

 

 

 

 

 

Energias Não-Renováveis

 

 

  

 

Energia Nuclear/Atómica: Energia utilizada para a produção de electricidade resultante da libertação da energia presente em núcleos de isótopos radioactivos.

  

 

 

 

 

 

 

Combustíveis Fósseis: A queima de carvão mineral, petróleo e gás natural é utilizada para produzir energia. Todavia, estes processos resultam na libertação de gases para a atmosfera e podem, a longo prazo, causar consequências adversas para o planeta.

Procurar no site

Contacto

Centrais Eléctricas